Profissional T: como se tornar um colaborador multidisciplinar

Profissional T: como se tornar um colaborador multidisciplinar

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e desafiador. Atualmente, para se diferenciar é fundamental ir além de um diploma universitário. É aí que entra a figura do Profissional T, um perfil de colaborador muito buscado por empresas.

Nesse conteúdo, explicaremos o que é o profissional T, as diferenças dele para outros perfis profissionais mais conhecidos e, ainda, ensinaremos como você pode começar sua jornada para se tornar um colaborador multidisciplinar. Continue conosco!

Profissional T: conheça mais sobre esse conceito

O conceito de Profissional T-Shaped, ou de Habilidades T-Shaped, foi introduzido oficialmente em 1991 por David Guest, professor de psicologia organizacional e gestão de recursos humanos em King’s College, em Londres.

Após, o conceito ganhou popularidade crescente no mundo corporativo, especialmente quanto à ideia de que profissionais com habilidades T-Shaped contribuiriam para equipes mais completas. 

O profissional T é um indivíduo que possui conhecimentos e habilidades em determinada área ou especialização, mas também que vá além em áreas e pontos correlatos ao trabalho. Por exemplo, para um profissional de TI, além dos conhecimentos de Ciência da Computação, Linguagens de Programação e afins, saber trabalhar em equipe e ter uma boa capacidade de atendimento são habilidades complementares que podem causar um profissional completo.

Basicamente, é a combinação de habilidades aprofundadas em disciplinas específicas com a capacidade de aprender e compreender áreas complementares.

Profissional T, I ou X? Qual o seu perfil?

Para compreender melhor os perfis profissionais, elencaremos características de um profissional T, de um profissional I e de um profissional X. Mas, para facilitar o processo de compreensão, note que nenhum dos termos foi dado utilizando uma letra aleatória.

Assim como o Profissional T representa o casamento de habilidades horizontais e verticais, como na imagem exposta acima, o mesmo ocorre na representação dos Profissionais I e X.

Profissional T

O profissional T, conforme já explicado, é aquele que investiu profundamente em conhecimentos específicos de sua profissão e em conhecimentos que possam torná-lo um profissional mais completo.

Essa pessoa não possui experiência e conhecimentos apenas na própria área, mas também em áreas diversas que complementam a atuação e ajudam na qualidade dos serviços e na capacidade e qualidade das entregas.

Esse profissional, em regra, é mais empático e possui mais facilidade para trabalhar com equipes, inclusive de outras áreas ou setores da empresa.

Profissional I

Imagine uma escada de desenvolvimento profissional. O profissional I, de certa forma, está um degrau abaixo do T e do X. Isso não significa que seja um mau profissional ou um profissional ruim – a verdade é que esse profissional é muito experiente na própria área de atuação.

O profissional I, em suma, é alguém que investiu muito em habilidades específicas da área em que atua, desenvolvendo as competências necessárias para se tornar excelente no próprio campo.

Pense, por exemplo, em um médico pediatra, que investiu muito e se tornou excelente na área. No entanto, enquanto as habilidades médicas e essenciais para o exercício da profissão estão bem desenvolvidas, outras habilidades, como a comunicação com pessoas e gestão de tempo, ainda não foram tão trabalhadas. Isso faz com que esse profissional seja definido como um profissional I.

Profissional X

O professional X, por outro lado, é o mais procurado no mercado em geral. Isso porque se trata de alguém que consegue trabalhar com qualidade e eficiência em áreas interdisciplinares, sendo bons não só em relação ao conhecimento e experiência na própria carreira, mas também no gerenciamento e liderança em geral.

Um profissional X é alguém que desenvolveu vários ‘braços’ (fazendo a simbologia com os 4 braços da letra X) de habilidades técnicas e interpessoais. Essa pessoa sabe não só trabalhar com qualidade, mas consegue trabalhar em equipe e incentivar o crescimento e progresso dos grupos e da corporação.

Profissionais que se encaixam no perfil X são excelentes para posições de liderança e gestão.  Em geral, o profissional X é alguém que evoluiu a partir do ‘nível T’, agregando os conhecimentos com confiança, credibilidade e outras características inerentes a bons líderes.

Como se tornar um profissional T

Mas, afinal, é possível um profissional I (ou outro que não se encaixe nesses perfis) se tornar um profissional T? A resposta é positiva! É possível desenvolver hábitos e habilidades que façam de você um professional T-Shaped, aumentando sua competitividade no mercado e a qualidade dos seus serviços.

A verdade é que atualmente, universidades formam profissionais I. Investimos, durante o processo educacional, apenas nos conhecimentos técnicos necessários para que a pessoa exerça a própria profissão com qualidade, mas isso não significa que você não possa desenvolver os outros traços por conta própria.

Sugerimos começar com os seguintes passos:

Entenda seus pontos fortes e pontos fracos através de uma autoavaliação

O primeiro passo para entender o que fazer para se desenvolver profissionalmente é compreender onde você está no momento. Realize uma autoavaliação profunda, passando por uma análise de desempenho profissional e identificando até pontos fortes e fracos pessoais.

Registre suas compreensões e trabalhe nos seus pontos fracos e, ainda, fortaleça seus pontos fortes cotidianamente.

Escolha uma área de especialização

Antes de trabalhar com habilidades genéricas, é fundamental determinar uma área de especialização para lidar com suas habilidades específicas. Assim, escolha sua área de especialização e profissionalização e invista em conseguir aprofundar seus conhecimentos nela.

Faça uma pós-graduação

Aqui, é o momento de você solidificar a parte vertical do ‘T’. Isso é, amplie e aprofunde seus conhecimentos em relação à sua área de atuação, porque isso é fundamental para proceder aos próximos passos do desenvolvimento profissional.

Uma forma tradicional e efetiva de se aprofundar é buscando uma pós-graduação, ou mesmo um mestrado. O âmbito acadêmico incentiva as pessoas a estudarem mais e possibilita o contato com outros profissionais, o que estimula o desenvolvimento de algumas habilidades interpessoais, como networking.

Trabalhe Soft Skills

Soft Skills são habilidades que podem ser desenvolvidas no decorrer da vida, sem a necessidade de um curso especializante ou de anos investidos na universidade. Algumas, importantes para a maioria das áreas, são:

  • capacidade de lidar com conflitos;
  • inteligência emocional;
  • habilidades de negociação;
  • habilidade de trabalhar em equipe;
  • habilidade de fazer networking etc.

Essas skills podem parecer simples e desnecessárias, mas são elas que te colocam um passo à frente na jornada para ser um profissional mais completo.

Esteja disposto a aprender durante toda a vida

O desenvolvimento profissional é um caminho infinito. Entenda que sempre há algo novo a aprender, e que absolutamente tudo o que você vive, vê e experiência é um ensinamento e permite absorver aprendizados.

Assim, trabalhe sua mente para aceitar e absorver lições durante toda a sua vida, além de sempre correr atrás de novos conhecimentos.

Além disso, disponha-se a expandir seus aprendizados e encarar desafios: há algum projeto em que você possa trabalhar que demande suas habilidades, mas tire você de sua zona de conforto? Busque oportunidades diferentes que podem demandar mais tempo e esforço, porque essas certamente fornecerão o maior aprendizado.

Execute seus conhecimentos na prática

Um ponto chave de um profissional T é que o conhecimento teórico é agregado ao conhecimento e experiências práticas. Assim, não basta estudar, é importante atuar naquilo em que você estuda, vivendo o que se aprende e absorvendo aprendizados que somente o trabalho prático pode ensinar.

É executando seus conhecimentos que você identifica novos pontos fracos a trabalhar e áreas em que você deve se desenvolver para crescer profissionalmente.

Agora, é hora de você começar a trabalhar na sua própria carreira de forma prática. E, se você acredita que é um Profissional T ou que está no caminho para se tornar um, a Parafernália está em busca de profissionais de TI. Quer fazer parte do nosso time e investir ainda mais em experiências práticas? Envie agora mesmo o seu currículo!

O que o profissional deve saber sobre o mercado de TI
Os números do mercado de TI Brasileiro
Quais os desafios das mulheres no mercado de TI?