Fábrica de Software ou alocação de profissionais de desenvolvimento: qual solução escolher?

Fábrica de Software ou alocação de profissionais de desenvolvimento: qual solução escolher?

O desenvolvimento e a manutenção de sistemas corporativos são atividades que apresentam uma grande importância no cenário atual. Em virtude disso, a execução deve ser feita com elevado grau de eficiência, agilidade e profissionalismo. Esses fatores colaboram para mais empresas optarem pela fábrica de software.

Apesar disso, esse movimento não impede as empresas de obterem excelentes resultados com a contratação de desenvolvedores para a equipe interna de TI. Afinal, ter profissionais que estão no dia a dia da companhia é um aspecto que ajuda a estreitar o relacionamento, fator que auxilia a ter um diálogo mais próximo e efetivo com o público-alvo.

Neste artigo, vamos mostrar como esses dois modelos de trabalho podem ser adotados no desenvolvimento de soluções tecnológicas que permitam a uma organização atingir um desempenho notável. Confira!  

Fábrica de Software: conheça mais como funciona e quais são seus benefícios

A fábrica de software pode ser definida como um grupo de trabalho com diversos procedimentos e desenvolvedores com foco na produção em larga escala e na produtividade acima da média. O principal objetivo é desenvolver sistemas com técnicas que minimizem a colaboração humana.

Mesmo baseada na padronização e na automação, a fábrica de software prioriza a personalização em cada sistema com bastante agilidade. Para atingir essa meta, são adotados parâmetros básicos que estão relacionados a alguns aspectos, como o índice mínimo de qualidade, por exemplo.

Podemos comparar o funcionamento de uma fábrica de software com uma indústria de calçados. Nela, são produzidos diversos modelos de cores e tamanhos diferentes com base na demanda do mercado consumidor, considerando as necessidades específicas dos clientes. Na fábrica de software, esse processo também ocorre, sendo que a personalização é ainda maior.

Para você entender melhor esse modelo de processo de desenvolvimento de sistemas, vamos apresentar vantagens de adotá-lo. Acompanhe!

Foco no cumprimento de prazos

Um dos grandes problemas enfrentados pelas companhias para terem acesso a uma solução diferenciada e de ponta abrange a dificuldade de entrega no prazo. Essa situação faz com que as organizações tenham dificuldades de promover mudanças voltadas para a melhoria da qualidade das condições de trabalho e dos serviços entregues ao público-alvo.

Por empregar requisitos de padronização e automação acima da média, a fábrica de software busca minimizar imprevistos durante a criação de um sistema. Dessa maneira, tem um maior foco em concretizar a demanda no tempo estabelecido.

Logicamente, é necessário ter uma atenção especial com a qualidade do produto oferecido. Não adianta ter rapidez ao finalizar um sistema, caso as funcionalidades apresentadas não consigam suprir a necessidade dos clientes de forma efetiva.

Produtividade em primeiro lugar

A fábrica de software tem como características marcantes um grande nível de padronização e automação. Assim, tenta reduzir a intervenção humana de forma significativa com o objetivo de não haver erros durante o desenvolvimento de um sistema.

Essa postura favorece o aumento da produtividade, ou seja, da produção das soluções em um espaço de tempo menor do que a média do mercado de TI. Contar com recursos qualificados com rapidez é um dos fatores mais valorizados pelas empresas na conjuntura atual.

Um dos motivos é que as companhias necessitam de sistemas que facilitem não apenas o trabalho dos colaboradores, mas também a interação com os clientes. Ao atingir um elevado nível de produtividade, a fábrica de software se mostra habilitada a disponibilizar soluções capazes de agregar valor às empresas.  

Alocação de profissionais de desenvolvimento: como a solução pode te ajudar

A alocação de profissionais de desenvolvimento é realizada quando uma empresa opta por uma equipe interna para criar seus sistemas e aplicativos. É uma iniciativa que exige bastante planejamento para os resultados atingidos serem satisfatórios.

Afinal, deve haver uma coordenação interna para acompanhar o trabalho dos desenvolvedores de forma efetiva. Além disso, precisam ser estabelecidas metas internas para os serviços terem um elevado padrão de qualidade e serem concretizados no tempo ideal para a empresa se manter competitiva.

Com a intenção de mostrar como a alocação de profissionais de desenvolvimento pode ser uma boa alternativa, vamos indicar benefícios dessa prática. Veja!

Mais proximidade com o cliente

À medida que um funcionário entende as necessidades de uma empresa, maiores são as possibilidades de oferecer respostas dentro ou acima das expectativas. E isso se torna mais fácil de acontecer quando há uma maior proximidade com o cliente.

Ao alocar profissionais de desenvolvimento, uma companhia pode contar com uma equipe que está vivenciando o dia a dia do negócio. Isso viabiliza compreender as carências do público-alvo de forma efetiva e até propor alternativas para resolver os problemas.

Facilidade de comunicação

Dependendo das especificidades de uma demanda, uma reunião é uma medida interessante para alinhar os trabalhos e estabelecer as atividades que devem ser feitas para um sistema apresentar as funcionalidades desejadas e estar disponível dentro do prazo.

Com uma equipe interna de desenvolvimento, a comunicação se torna mais efetiva em virtude da proximidade física. Assim, há mais facilidade de serem feitas reuniões para acertar detalhes que vão tornar o sistema mais bem elaborado e capaz de agregar valor ao negócio.   

Mas afinal, qual solução escolher?

Antes de optar pela fábrica de software ou pela alocação de profissionais de desenvolvimento, é preciso ter um olhar atento sobre a demanda. Caso a criação e a manutenção de sistemas apresentem um grau de complexidade bastante elevado na maioria das situações, terceirizar esse processo é uma alternativa viável.

Em outras palavras, a fábrica de software pode ser capaz de apresentar ótimos resultados quando a demanda é alta e se caracteriza por entregar projetos que exigem elevado nível de conhecimento.

A alocação de profissionais de TI pode ser uma boa saída quando a empresa tem demandas mais simples e que podem ser trabalhadas por uma equipe interna. Esse procedimento também pode ser adotado quando há uma busca por soluções mais personalizadas e que diferenciem a marca dos concorrentes de maneira significativa.

Conte com a Parafernália Interativa para o desenvolvimento de seus projetos.

A montagem de uma equipe interna de Tecnologia da Informação é uma tarefa que exige bastante planejamento, conhecimento do mercado e das necessidades de cada companhia. Para executar essa ação com eficiência, um bom caminho é optar pelo serviço de staffing de TI da Parafernália, em que são executadas as atividades de recrutamento e seleção do time, de acordo com a demanda do cliente.

Outro serviço da Parafernália é o CTO as Service, que consiste na montagem de uma equipe com foco em estratégia de implementação de ações voltadas para a transformação digital. Nesse caso, são escolhidos auditores, consultores, orientadores de projetos e outros profissionais com um olhar mais atento sobre como uma empresa pode usar a tecnologia com inteligência.

Se deseja contar com profissionais de TI qualificados, entre em contato conosco agora mesmo! Queremos ajudar o seu negócio a superar desafios!

O que o profissional deve saber sobre o mercado de TI
Os números do mercado de TI Brasileiro
Quais os desafios das mulheres no mercado de TI?